terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A importância do brincar na vida da criança e no desenvolvimento infantil


“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que cada criança ou adulto deixa friur sua liberdade de criação.”

Donald Woods Winnicott – Pediatra e Psicanalista

É maravilhoso observar uma criança brincando. A atividade lúdica produz entusiasmo, e a criança desafia seus limites, vence obstáculos, desenvolve a coordenação motora, o raciocínio criativo e a inteligência.
Sabemos que o lúdico interfere no desenvolvimento de uma criança, e ela aprende por intermédio da interação com o ambiente. Essa interação também é realizada com o ato de brincar, que faz com que a criança adquira mais confiança em si e aprimore seus conhecimentos.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades e habilidades. Ela analisa, compara, nomeia, associa, classifica, cria, conceitua, deduz etc. Ela descobre o mundo e como ele funciona. Sua sociabilidade se desenvolve, faz amigos e aprende que existem regras que devem ser respeitadas.
Quando brinca com outras crianças, ela entende certos princípios da vida, como o de colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição.
A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
Os jogos e os brinquedos fazem parte da vida das crianças, independente da época cultura e classe social, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, em que a realidade e o faz-de-conta se confundem.
A participação dos professores nesse processo é muito importante. Propor uma brincadeira pode se tornar um momento gostoso e prazeroso.
Ao conduzir uma brincadeira:

• Dê tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda;
• Estimule sua auto-estima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo de que precisa;
• Encoraje suas manifestações espontâneas e permita que ela tome a iniciativa;
• Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas;
• Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança;
• Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além do seu entendimento.

Estimule e participe da fantasia da criança, sente para rir junto com elas, despertando assim a esperança neles próprios e na vida futura.

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