quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DICAS DE ESTUDO

Selecionei algumas dicas de alguns sites sobre estudo.Observe qual delas ficará melhor para você.

Saber estudar, no entanto, é competência dos que conseguem olhar de cima um programa de vestibular e interligar as informações.
Conseguem associar a sala de aula à sala da vida e mantém um olhar crítico sobre tudo o que ouvem e vêem. Enfim, saber estudar é não usar a cabeça como simples depósito de informações; é entender que a avaliação é apenas uma prova de verificação do que você já sabe.


OTIMIZAÇÃO DO ESTUDO
Não basta decorar, repetir, copiar, fazer igual ao original. É preciso aprender a aprender. O grande educador, Paulo Freire, há muito nos ensina: "Estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever, sendo tarefa de sujeito e não de objeto.
Estudar é, acima de tudo, pensar a prática e pensar a prática é a melhor maneira de aprender". O grande responsável pelo aprendizado é o aprendiz, que segundo o educador, deve pegar o texto de um autor e transformar em um texto seu, sem perder a essência do original.O curso de Otimização do Estudo tem como proposta o aprimoramento do aprendizado, facilitando aos participantes:
1.Administrarem com precisão seu tempo de estudo.
2.Estruturarem organizada e objetivamente seu pensamento.
3.Prepararem-se adequadamente tanto para assistir uma aula expositiva, uma conferência, quanto uma palestra.
4.Anotarem precisa e resumidamente os assuntos discutidos nesses eventos.
5.Esquematizarem
6.Sublinharem.
7.Interpretarem e
8.Resumirem os textos estudados, dentro dos padrões modernos das técnicas do aprendizado.
9.Submeterem-se com eficiência e eficácia à provas objetivas ou dissertativas.
Propomos estudar para a vida e não apenas para passar de ano, para atender uma exigência do professor ou do estabelecimento de ensino. Temos a firme convicção de que saber estudar é acima de tudo saber pensar. Somente através de um pensamento estruturado e organizado um povo é capaz de redefinir e melhorar o seu destino, tendo como meta uma melhoria constante de sua qualidade de vida.
RETIRADO DO SIE: http://www.juarez.com.br/noticias.asp?id=4

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Como Estudar
Data:22/02/2000
Autor: Tilibra
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Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.
Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera. De fato, não é fácil conseguir motivação hoje, e começar a estudar para uma prova que só será daqui a 2 semanas. Mas isso, é só uma questão de reeducação de hábitos. Experimente tirar 2 horas de seus dias, para estudar o conteúdo das aulas dadas naquele dia. Com o tempo, você terá mais facilidade em compreender e memorizar toda a matéria, e ainda sentirá uma queda no nível de stress das vésperas de prova, quando o conteúdo se acumula, e você não sabe nem por onde começar a estudar.
Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais. Abaixo seguem mais algumas dicas, bastante interessantes.
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Como ler bem
"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).
Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada.
Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranqüilo, confortável, bem iluminado.
E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.
Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.
Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:
Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central.
Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.
Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas.
Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.
Como tomar notas
A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo. Manter os apontamentos é fundamental. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações têm de ser:
a. suficientemente claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo;
b. suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lição.
Anotar é uma técnica pessoal do estudante. Pode comportar letras, sinais que só ele entenda. Mas há pontos gerais a observar. Quando se tratar de leitura, não basta sublinhar no livro. Deve-se passar as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais. Outros recursos: jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas.
É preciso compreender que anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.
Como educar a memória
Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso.
Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicações:
a. ler mentalmente e compreender o assunto;
b. reler em voz alta;
c. concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.;
d. notar semelhanças, diferenças, relações;
e. repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);
f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;
g. nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.
Retirado do site: http: www.espirito.com.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/dicas-tilibra.html
Como me organizar?
Limpa a mesa e deixa sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. O excesso de cadernos, papéis, livros ou pastas, provocam distracção e desânimo, além de dificultarem a localização daquilo que é necessário para a conclusão da actividade.
Faz uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, gera erros e atrapalhações, ocasionando perda de tempo e prejuízos.
Escolhe um lugar para guardar os materiais que vai utilizar nos estudos, mantendo-o sempre organizado. Usa-os à medida da necessidade e em seguida recoloca-os no lugar devido.
Não deixes para depois o que puderes fazer na hora. Executa ao menos o primeiro passo, o mais rápido possível.
Tem sempre à mão uma relação de tarefas. Regista numa agenda, caderno ou pasta com folhas soltas. À medida que surgirem tarefas, determina um prazo máximo para o cumprimento de cada uma, contando com os possíveis imprevistos.
Toda a papelada que já foi usada e que sabes que já não terá mais utilidade, deita ao lixo.

Interrupções
Telefonemas interrompem a concentração, quebram o ritmo de estudo. Quanto mais constantes eles forem, mais lenta será a produção.
Se possível, estuda num lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente.
Não deixes que as interrupções sirvam de desculpa para mais perda de tempo.
Sê flexível e criativo, lembra-te que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta a experiência e amplia as possibilidades de realizações.
Retirado do site: http://aulaportuguesonline.no.sapo.pt/saberestudar.htm

Você contará basicamente com quatro dicas fundamentais:
- Organize seu tempo para estudo, no mínimo, 2 horas diárias, fazendo isso você não irá precisar, necessariamente, estudar nos fins de semana;
- Durma bem, é importante repousar no mínimo 8 horas diárias, uma mente cansada dificilmente conseguirá assimilar bem a matéria estudada;
- Escolha um local agradável para seus estudos, lugares com muito barulho não são recomendáveis, pois você não conseguirá concentrar-se bem no que está fazendo;
- Tenha uma vida saudável, pratique exercícios, alimente-se bem, aproveite as férias e feriados para descansar a mente e voltar ao pique dos estudos no retorno dos estudos.
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Como Estudar
Como melhorar seus estudos?
O Estudo nunca foi tão atrativo na vida da maioria das pessoas, estudar pode ser muito chato e para algumas pessoas perca de tempo, como uma pessoa pode tirar 2 horas estudando se já passa 5 ou 6 horas na escola?
Este tipo de pensamento é algo muito errado e está presente constantemente em nossas vidas, estudar pode ser mais fácil do que nós imaginamos isso tudo basta reeducar os hábitos.
Estudar exige força de vontade, paciência, disciplina e domínio de técnicas para que o aprendizado seja feito com eficiência máxima e às vezes dedicando pouco tempo.
A maioria dos estudantes deixa os estudos tudo para a véspera das provas, apresentações de trabalhos e etc... Uma boa dica é não deixar isso acontecer mais, dedicar duas horas por dia pode ser mais útil do que imaginamos:
1º Vai retirar aquele Stress que sentimos na véspera da prova, porque são muitos conteúdos e não sabemos por onde começar.
2º Você terá um aproveitamento muito superior do que você tem, já que a cada dia você estará revisando a matéria estudada, assim você terá uma tendência maior a aprender as matérias já em sala de aula (podendo dedicar um pouco menos ao estudo na sala de aula) e diminuindo o ritmo na véspera da prova.
3º Você vai aprender com mais facilidade as matérias ensinadas, compreendendo melhor e memorizando melhor todo conteúdo.

DEVO ESTUDAR TODO CONTEÚDO TODO DIA?
Para os estudantes seculares, dedicar algum tempo ao estudo já é uma matéria muito difícil devido a atrações como: Internet, videogames, Esportes e etc...
Não que isso não seja necessário, mas dedicar duas horas para revisar a matéria dada na escola não vai afetar diretamente no seu lazer, pelo contrário você sempre poderá manter a rotina de diversão mesmo com a prova no próximo dia, já que o estudo é contínuo você não dependerá de um dia específico só para estudos.
Note que o estudo em grande escala também é prejudicial à saúde, ter uma vida saudável (quanto à prática de esportes) e também um certo lazer (Conversar no MSN, navegar na Internet) também fazem bem.

Produzido por Thiago Ribeiro
Equipe BrasilEscola.com
Em 8 de Outubro de 2006
http://www.brasilescola.com/dicasdeestudo/

Como ser organizado(a)
1.º Programa as atividades a realizar (podes socorrer-te de uma agenda ou fazer um plano semanal).
2.º Faz uma separação clara entre os momentos de estudo e os momentos de lazer.
3.º Cumpre sempre o horário que estabeleceste para o estudo, ou seja, não te habitues a adiar o que é importante.
4.º Tenta sempre antecipar o estudo ou a data de entrega dos trabalhos.
5.º Aproveita o teu tempo ao máximo (até podes estudar enquanto estás numa sala de espera...).
Como estudar melhor
1.º Às vezes, as dificuldades residem no desconhecimento do significado de alguns verbos utilizados nas instruções das tarefas. Vejamos o significado habitual dos mais freqüentes:
Caracterizar Destacar os elementos principais ou distintivos.
Comparar Apresentar semelhanças e diferenças.
Criticar Dar opinião pessoal. Tomar posição, a favor ou contra.
Definir Dar o significado exato.
Demonstrar Apresentar provas.
Delimitar Dizer onde começa e onde acaba.
Distinguir Mostrar as diferenças
Explicar Desenvolver, para tornar compreensível.
Identificar Dizer o que é.
Indicar Designar uma coisa, uma pessoa ou uma idéia.
Interpretar Estabelecer o sentido
Justificar Dizer por que motivo.
Reescrever Escrever de novo.
Relacionar Estabelecer ligações.
Transcrever Copiar de um texto uma frase, uma expressão ou uma palavra.
2.º Estudar implica saber ler, ou seja, não basta passar os olhos pelo texto. É preciso aprender técnicas de leitura.
Uma boa leitura exige os seguintes momentos:
1.º Preparação para a leitura:
a) de um livro:
Para isso, deves:
- observar a capa e a contracapa, ler as badanas e o prefácio, ver o índice e as primeiras páginas, para poderes ajuizar do seu interesse.
b) de um texto.
Para isso, deves:
- analisar o título do texto, verificar o nome do autor e o título da obra donde foi extraído, de forma a tentares adivinhar o seu conteúdo.
2.º Identificação de elementos fundamentais, através de uma leitura rápida.
Para isso, deves:
- ler o texto rapidamente, atentando nas palavras que te pareçam mais importantes, de forma a destacares as idéias fundamentais.
3.º Análise do texto.
Para isso, deves:
- reler o texto e procurar no dicionário o significado das palavras desconhecidas;
-selecionar as palavras-chave e as expressões contendo as idéias principais;
- identificar, nas passagens mais difíceis, o verbo, o sujeito e os complementos;
- escrever por palavras tuas, na margem, as idéias mais importantes;
- fazer um esquema / resumo dessas idéias.
Como consultar um dicionário
Conhecer a organização do dicionário, ou seja, cada uma das partes em que está estruturado.
Ler cuidadosamente a lista das abreviaturas.
Procurar a palavra pretendida, tendo em atenção os seguintes aspectos:
- os substantivos e os adjetivos encontram-se no masculino e no singular;
- os verbos encontram-se no modo infinitivo.
Selecionar o significado que melhor se adéqua ao contexto em que a palavra está inserida.
Como consultar uma gramática
Ler o índice.
Destacar as partes que a constituem.
Descobrir em que consiste cada uma dessas partes.
Localizar a informação pretendida, após a consulta do índice.
Estudar o conteúdo pretendido.
Como elaborar um trabalho
1.º Definir o tema e os objetivo ou seguir a proposta do professor.
2.º Recolher informações (em livros, enciclopédias, dicionários, na comunicação social, na internet...).
3.º Organizar o plano, após teres feito a seleção das informações. O plano pode obedecer à seguinte estrutura:
a)Introdução: apresentação da(s) idéia(s) a desenvolver.
b) Desenvolvimento: tópicos e subtópicos que fundamentam a idéia apresentada anteriormente.
c) Conclusão: resumo e apreciação crítica, quando necessário.
4.º Estruturar o trabalho:
• Capa (nome da escola, disciplina, título do trabalho, nome do autor, ano, número, turma e data).
• Índice (indicação das partes que constituem o trabalho e respectivas páginas).
• Introdução (indicação do tema do trabalho, justificação da opção feita e breve apresentação dos tópicos a abordar).
• Desenvolvimento (tratamento do tema e fundamentação de opiniões).
• Conclusão (resumo das ideias apresentadas ao longo do trabalho).
• Bibliografia (indicação das obras consultadas).
RETIRADO DO SITE:
http://www.malhatlantica.pt/estudoacompanhado/saber.htm

BOM ESTUDO A TODOS!!!

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