terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dia das Crianças Solidário

Os alunos dos cursos de letras e pedagogia da Unopar - Polo Almenara realizaram em 2011 na Escola Estadual Joviano Naves, um projeto intitulado Dia das Crianças Solidário.Com o projeto, os alunos dos cursos citados puderam realizar momentos de análise, reflexão e questionamentos sobre a importância da solidariedade e da cooperação na vida individual e social. 
Espero que este ano, todos os alunos e funcionários estejam empenhados na execução do projeto como estiveram em 2011.
Abaixo, compartilho um pouco do projeto.



- Projeto –
Dia das Crianças Solidário

“Seja a mudança que deseja ver no mundo.”
(Gandhi)

Unopar - Pólo Almenara
Cursos envolvidos: Letras e Pedagogia
Coordenadores: Cláudia, Cristiane, Gerosina e Renzo.
Instituição Beneficiada: Escola Estadual Joviano Naves
Ano: 2011.

APRESENTAÇÃO
            O Projeto “Dia das Crianças Solidário” almeja propiciar momento de análise, reflexão e questionamentos sobre a importância da solidariedade, e da cooperação na vida individual e social. Propiciar também momentos de interiorização, autoconhecimento e respeito, para o resgate de valores importantes para que os acadêmicos  possam trilhar o mesmo caminho, mas com um novo jeito de caminhar; priorizando a formação de um novo mundo, mais humano e melhor.

JUSTIFICATIVA
            O homem sendo um ser social necessita refletir, questionar a sociedade que habita. A vida social é repleta de relações contraditórias que muitas vezes são responsáveis pelas desigualdades sociais.
            Propiciar a reflexão e a discussão para a aquisição de novas atitudes para a construção de um mundo melhor por meio de um projeto Solidário é dever de todos os educadores. 
            Para tanto, foi criado este projeto visando aproximar os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da realidade da nossa cidade, sensibilizando-os de acordo com as experiências que terão no decorrer do seu desenvolvimento.

OBJETIVOS
Geral
Refletir sobre a situação social das crianças do nosso município.
Específicos
·         Conhecer a realidade social da nossa cidade;
·         Resgatar atitudes de cooperação, participação e responsabilidade;
·         Arrecadar e distribuir guloseimas;
·         Incentivar a participação social.
·         Realizar apresentações de canções, danças e teatros;
·         Realizar atividades de artes, desenho e pintura;
·         Realizar brincadeiras, expressando emoções, sentimentos, pensamentos desejos e necessidades.

METODOLOGIA
1 – Análise e elaboração do projeto.
2 – Repasse do projeto aos acadêmicos.
3 – Organizações das oficinas

CRONOGRAMA
ü      De 26/09 a 01/10/11
·         Apresentação e sensibilização do projeto para as turmas.
ü      03 a 08/09/11
·         Organização das oficinas, lanches e apresentações.
ü      08/09/11
·         Ato solidário – culminância do projeto na Escola Estadual Joviano Naves.
ü      De 10 a 15/10/11
·         Avaliação do projeto.

ATO SOLIDÁRIO – CULMINÂNCIA
1ª ação: Teatro com a Boneca Patty 
2ª ação: Oficinas de Contação de Histórias
                        Oficina 1 – Coordenadora Cláudia: 01 turma de 4º ano – 23 alunos
Oficina 2 – Coordenadora Cristiane: 01 turma de 4º ano – 25 alunos
Oficina 3 – Coordenadora Gerosina : 02 turmas de 5º ano – 48 alunos
Oficina 4 – Coordenador Renzo: 01 turma de 5º ano – 25 alunos
3ª ação: Circuito de atividades
  • Encher 7 garrafas pet com areia e colocar uma bandeirinha com o número da estação.
  • Recortar TNT ou papel crepom e marcar as crianças com as cores das bandeiras de cada estação.
1ª Estação – Pneus (  pular com 2 pés)
2ª Estação -  Barras (pular as barras)
3ª Estação – Espaguetes ( saltar)
4ª Estação - Bambolê ( pular com 1 pé)
5ª Estação – Garrafa pet. ( correr fazendo zigie-zague)
6ª Estação – Corda ( saltar a corda em zigue-zague)
7ª Estação – colchonetes ( rolar)

RECURSOS
Humanos:
  • Funcionários da Unopar – Pólo Almenara
  • Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia

Materiais
Oficinas
Lanche
Sacolinhas
Quant.
Descrição
Quant.
Descrição
Quant.
Descrição
02 resma
Papel sulfite
200
Cachorro - quente
200
Pirulito do Chaves

Giz de cera
30
Refrigerante de 2L
6
Balas

Tinta guache
200
Pipoca
6
Chicletes
02
Microfone
200
Picolé
200
Pipocão
01
Cx de som
200
Algodão-doce
200
Sacola de papel
01
DVD
200
Gelatina

Outros
03
Colchonetes
200
Mini bolos


03
Barras




04
Pneus




06
Espaguetes




05
Bambolê




20
Garrafa pet




02
Corda





TNT ou papel crepom





AVALIAÇÃO
·         Elaboração do relatório final.
·         Elaboração de uma ficha avaliação do projeto.

RESULTADOS ESPERADOS
            Espera-se com o desenvolvimento deste Projeto - Dia das Crianças Solidário – que todos os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, sintam a necessidade de refletir, questionar a sociedade em que vivem e que eles possam proporcinar novas atitudes para a construção de uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário