segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro - Dia do professor





Ser professor é acreditar no potencial e nas possibilidades do ser humano. É buscar despertar o desejo pelo conhecimento. É ter como objetivo o desenvolvimento integral dos estudantes, observando e intervindo em diversas situações para que aprendam a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. É promover diálogos, é conhecer os desejos e as necessidades dos alunos.

 Comemoramos, em 15 de outubro, o Dia do Professor. Celebrar essa data é muito importante para o desenvolvimento da sociedade, pois, dentre os diversos fatores que contribuem para melhorar a educação, um deles, senão o principal, é a presença de um bom professor em sala de aula.

No Brasil, o Dia do Professor foi instituído por Dom Pedro I, Imperador do Brasil, em 1827. Por meio de um Decreto Imperial, que criou o Ensino Elementar no Brasil – chamado de “Escolas de Primeiras Letras” –, o Imperador regulou que todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau - hoje, o Ensino Fundamental -, regulando também as funções dos professores. No entanto, somente em 1947, em São Paulo, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

A partir de então, outras regulamentações foram desenvolvidas, como, por exemplo, a oficialização da data como feriado escolar, pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias."

Formação
De acordo com a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais -, é exigido o magistério (nível médio), com prazo de 10 anos a partir da LDB – 1996, exigindo a formação superior para estes profissionais (licenciados em Pedagogia). Já para lecionar no Ensino Fundamental – Anos Finais - e no Ensino Médio é exigida a formação superior em alguma licenciatura em área disciplinar específica (Letras, Matemática, História, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário